O índice tem a intenção de estabelecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros.
Indaiatuba mais uma vez desponta como um dos melhores municípios do país, dessa vez no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis. A cidade ocupa a 20ª colocação na classificação geral, dentre 770 municípios brasileiros avaliados, e sobe para a 3ª posição, quando considerados apenas municípios com mais de 200 mil habitantes.
O índice tem a intenção de estabelecer Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. “É muito gratificante para nós estarmos nas primeiras colocações em mais um índice que avalia cidades de todas as regiões do país. Esse indicador específico vem, ainda, com a proposta de auxiliar os gestores públicos, mostrando as áreas nas quais já atendemos as especificações com foco no ano de 2030 e aquelas que ainda podem ser melhoradas para garantir mais igualdade e oferecer melhor qualidade de vida”, comentou o prefeito Nilson Gaspar.
Ele lembrou sobre projetos municipais de planejamento para o futuro. “Há algum tempo já trabalhamos pensando na cidade que queremos para daqui alguns anos. Já fizemos estudos para nos prepararmos para o crescimento e desenvolvimento ordenado de Indaiatuba, mantendo serviços de qualidade e melhorando sempre mais, fazendo uma gestão responsável e transparente pelo bem da nossa população”, ressaltou.
O IDSC-BR utilizou os dados mais atualizados disponíveis em fontes públicas e oficiais do Brasil entre os anos de 2010 e 2019. Ao todo, o índice é composto por 88 indicadores, referentes às várias áreas de atuação da administração pública. Indaiatuba obteve pontuação de 66,88 no índice, que atribui classificação de 0 a 100.
O desempenho municipal é avaliado de acordo com 17 objetivos, que envolvem parâmetros sociais, de saneamento básico, de desenvolvimento e sustentabilidade. Indaiatuba atingiu a meta em energias renováveis e acessíveis; indústria, inovação e infraestruturas; cidades e comunidades sustentáveis e proteção à vida marinha, que envolve o tratamento do esgoto antes de chegar ao mar, rios e córregos.
As cidades foram selecionadas de acordo com diferentes critérios, de modo que pudessem contemplar capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, signatários do Programa Cidades Sustentáveis e, ainda, todos os biomas do país.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil. No total 193 países assinaram, em 2015, a Agenda 2030, que estabeleceu, além dos objetivos, 169 metas para o enfrentamento da fome e da pobreza.
Fonte: Z1 Portal