O avião com o carregamento de 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que será usado para fabricar cerca de 8,6 milhões de doses da CoronaVac, imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, deixou a cidade de Pequim, na China, às 21h30 (horário de Brasília) de terça-feira (2) e já está em viagem até a cidade de São Paulo. A aeronave, um Boeing 777-32W, deve chegar à capital paulista por volta das 23h30 desta quarta-feira (3).
Segundo o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima que chega esta semana começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25. Uma outra carga, com 5,6 mil litros de IFA, também chegará ao Brasil até o próximo dia 10 de fevereiro, viabilizando a produção de mais 8,7 milhões de doses da CoronaVac em São Paulo.
Em janeiro, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29, em cumprimento ao contrato que incluiu o imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI).
De acordo com o instituto, a previsão é que a produção local de vacinas contra a Covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas novas remessas de matéria-prima. O instituto ainda negocia o recebimento de mais 8 mil litros de IFA, para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde.
Fonte: Pleno.News