O governo do estado de São Paulo afirmou nesta terça-feira (26) que 5,4 mil litros de insumo para as vacinas CoronaVac desembarcam em solo brasileiro no próximo dia 3. O material dará origem a 8,6 milhões de doses, que serão fornecidas ao governo federal. O contrato com o Ministério da Saúde inclui no total 46 milhões de imunizantes até o mês de abril.
Na manhã desta terça, o governo paulista teve uma reunião remota com o embaixador chinês Yang Wanming. A matéria-prima tinha sofrido alguns entraves na exportação, mas Wanming explica que foi por questões técnicas e burocráticas, e não políticas. Ele disse que tanto o Brasil como o estado de São Paulo mantêm relações “amistosas e tradicionais” com a China.
– As vacinas são uma arma para conter a pandemia, e não um instrumento político. A China está disposta a manter comunicações com o governo federal do Brasil e o estadual de São Paulo para apoiar, em conjunto, a parceria entre a Sinovac e o Butantan – disse.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que, após a entrega das 46 milhões de doses ao governo, há a expectativa de que um novo contrato seja assinado, com a demanda de outras 54 milhões. Até o momento, foram entregues 8 milhões de doses, e mais 2 milhões estão previstas para o fim deste mês.
No dia 2 de novembro, a fábrica do Butantan para a produção dos imunizantes nacionais teve suas obras iniciadas. Espera-se que ela esteja pronta em setembro e que forneça 100 milhões de doses da vacina por ano.
Fonte: Pleno.News