Se sua internet não está com a velocidade ideal, siga as dicas desta matéria!
Sua internet está lenta e você não sabe como restabelecer a velocidade da conexão? Os motivos são variados, desde a sobrecarga devido à grande quantidade de pessoas utilizando, um erro de configuração da empresa fornecedora ou até mesmo, mau uso.
Antes de entrar em contato para solicitar reparo — o que pode gerar custos, se for detectado que o problema é dentro da sua casa ou escritório — você pode realizar alguns procedimentos, na tentativa de fazer a internet ficar mais rápida.
Nesta matéria você vai conhecer as principais razões para a lentidão da internet e contar com 5 dicas de como solucionar o problema. Continue lendo e pare de sofrer com a conexão lenta!
PRINCIPAIS MOTIVOS PARA UMA INTERNET LENTA
A internet lenta provoca transtornos naqueles momentos mais críticos, em que a conexão não pode falhar ou oscilar. São diversos os motivos que levam a uma velocidade deficiente, a ponto de comprometer a navegação, dentre elas:
– Quantidade de pessoas conectadas;
– Sinal precário do roteador;
– Falha nos equipamentos;
– Uso de aplicativos que consomem muita internet.
A boa notícia é que, antes de acionar a empresa contratada, você pode usar algumas manobras para solucionar o problema e evitar ficar sem internet no momento mais necessário.
6 DICAS DE COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA DE INTERNET LENTA
Quando a internet está lenta e apresenta falhas é possível fazer algumas verificações para detectar o problema. Caso não melhore, aí sim, a empresa deverá ser contactada. Veja 6 dicas do que você pode fazer para testar a velocidade da sua internet!
1. Confira o sinal da operadora
Assim que você perceber a internet lenta verifique o sinal da sua operadora, pois ela pode não estar sendo transmitida de forma adequada. Para isso, você deve saber os detalhes do plano contratado e comparar com o que está chegando no seu roteador — use o login e senha para acessar a tela de desempenho da sua internet.
2. Verifique se há falhas no equipamento
O problema pode estar no hardware, ou seja, no seu equipamento. Verifique se os cabos estão bem conectados e se todas as luzes estão acesas no display do aparelho — experimente desligar o equipamento por alguns minutos e ligar novamente, para atualizar o cache do DNS e restabelecer o sinal da internet.
3. Use o roteador e uma posição favorável
Seja um sinal de internet captado de uma antena, satélite ou fibra ótica, a posição do roteador pode influenciar na qualidade do sinal no ambiente interno. Algumas barreiras como paredes, por exemplo, podem causar lentidão da conexão.
Se o espaço onde o roteador estiver instalado for rodeado por prédios, procure colocar o aparelho em um lugar central, no alto, para fugir de interferências que impeçam que o sinal chegue com qualidade à sua casa ou escritório.
4. Verifique o número de aparelhos conectados
Quanto mais pessoas estiverem conectadas em uma mesma internet, menor será o desempenho da conexão. Um usuário que estiver jogando online ou assistindo a um filme, utilizará bem mais da internet do que aqueles conectados a notícias e redes sociais.
Se possível, equilibre a quantidade de dispositivos conectados e o consumo da banda, para que nenhum dos usuários seja prejudicado pela internet lenta.
5. Tenha cuidado com os aplicativos que consomem banda
Existem aplicativos que consomem muito da banda de download e upload, o que na maioria dos planos, tem uma velocidade mais limitada. Quem assiste a filmes, faz armazenamento em nuvem ou utiliza aplicativos com grande demanda de download e upload costuma sofrer com a baixa velocidade da internet.
É recomendável rever o uso desses aplicativos, considerando a necessidade e o horário de acesso ou contratar um plano com maior capacidade de banda.
6. Faça um teste de velocidade de internet
Algumas ferramentas facilitam a vida de quem está com problemas de conexão. Uma delas é o teste de velocidade, que permite que você verifique qual é o status das taxas de download, upload e ping da sua internet. Isso é determinante para ver se a sua operadora está, realmente, entregando a você o que foi contratado.
Uma dica é usar o teste de velocidade do Portal de Planos, que é 100% gratuito e dá a você os resultados na mesma hora!
Talvez nenhuma dessas dicas seja eficiente para resolver seu problema de internet lenta. Por isso, depois de todos os testes de velocidade, analise a operadora, o plano contratado e as opções disponíveis — ao final, se achar que é viável, considere a substituição do serviço.
Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas usem nossas dicas para medir e verificar a velocidade da internet!
Fonte: Pleno News