Pesquisa aponta que pandemia mudará hábitos de fim de ano.
O “novo normal” por conta da Covid-19 vai influenciar também nas comemorações de fim de ano em 2020. É o que aponta a pesquisa de monitoramento de mercado e consumo realizada em setembro pela empresa Hibou, que, em parceria com a Score Group, entrevistou 1.100 brasileiros nas principais capitais do país.
Segundo os resultados, 52% dos brasileiros decidiram mudar os planos para as celebrações de dezembro. Para 79% dos entrevistados, o Natal será em casa com a família, e 65% deles prometem também dar as boas-vindas a 2021 sem sair de suas residências. Mesmo com as comemorações privadas, 35% reduziram a lista de convidados em suas festas.
As compras de fim de ano sofrerão impacto, já que 75% dos entrevistados pretende limitar seus gastos a até R$ 100, com média de 4 a 5 presentes. 19% deles desejam escolher marcas que tiveram atitudes relevantes durante a pandemia. Lojas online e serviços de entrega devem ser beneficiadas, já que 62% promete comprar pela internet, 53% deles por causa dos riscos causados pela Covid-19. Há ainda aqueles que não planejam presentear esse ano, que somam 14% dos brasileiros.
Comemorações em bares e restaurantes também saíram dos planos de 48% dos entrevistados. O mesmo número corresponde a aqueles que decidiram deixar os passaportes na gaveta e desistir de suas viagens. Quando perguntados sobre suas expectativas para 2021, 50% se dizem esperançosos, mas 41% ainda está preocupado com o que o novo ano pode trazer.
Fonte: Pleno News