ClipFM – 88.7

Trump culpa China por Covid-19: ‘Não devia ter deixado acontecer

Presidente disse ainda que vacina deve estar pronta nas próximas semanas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender as medidas tomadas pelo seu governo para o combate da pandemia do novo coronavírus, a qual classificou como o maior desafio de sua gestão. Durante um evento realizado pela emissora de TV ABC News na Filadélfia, na noite da terça-feira (15), com eleitores indecisos quanto ao voto na eleição presidencial de novembro, Trump disse que não minimizou a covid-19.

– Eu não subestimei [a doença]. Na verdade, de várias maneiras eu a superestimei, em termos de ação. Minha ação foi muito forte – afirmou Trump.

Trump também voltou a citar a origem chinesa do vírus, sugerindo que o governo do país asiático não atuou para controlar a doença. O presidente disse ainda que não pode mais ver acordo comercial com o país asiático com o mesmo orgulho “por causa do horror desta doença que realmente poderia ter sido interrompida na fronteira”.

– Trabalhamos muito na pandemia. [O vírus] veio da China. Eles nunca deveriam ter deixado isso acontecer. E se você olhar o que fizemos com ventiladores e agora, francamente, com vacinas. Estamos muito perto de ter uma vacina – disse Trump.

O presidente americano sugeriu novamente que a vacina virá antes das eleições.

– A administração anterior levaria talvez anos para ter uma vacina por causa da FDA (agência reguladora de alimentos e remédios) e todas as aprovações. E estamos a semanas de obtê-la, pode levar três semanas, quatro semanas – avaliou.

Ainda no âmbito da pandemia, Trump foi questionado sobre o fato de não usar máscaras, apesar da comprovação científica de sua eficácia para evitar a propagação do vírus.

– Bem, eu as uso quando preciso e quando estou em hospitais e outros locais. Agora, há, aliás, muitas pessoas que não querem usar máscaras. Muitas pessoas pensam que máscaras não são boas – respondeu Trump.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *