ClipFM – 88.7

Uso de máscara será obrigatório para votar

Uso de máscara será obrigatório para votar

O Tribunal Superior Eleitoral informou hoje que o uso de máscara será obrigatório no momento da votação nas eleições municipais deste ano.

“O eleitor deve usar a máscara desde o momento em que sai de casa e não será permitida a entrada no local de votação sem o uso de máscara”, disse hoje o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

A Justiça Eleitoral não vai ceder máscaras para eleitores.

Todas as 401.950 seções eleitorais do país terão álcool em gel para que eleitores possam limpar as mãos antes e depois de votar. As urnas eletrônicas não serão higienizadas, daí a obrigação de limpar as mãos antes com o álcool.

Foram doados 1 milhão de frascos de 1 litro para uso os eleitores. Além desses frascos, cada um dos 2 milhões de mesários terá um frasco para uso individual, além de máscaras e viseiras plásticas.

As doações foram feitas por mais de 20 empresas e associações empresariais.

Eleitores e mesários serão orientados a manter distância mínima de 1 metro de outras pessoas. Não haverá identificação por biometria, e o eleitor deverá apenas mostrar seu documento ao mesário.

O TSE recomenda que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação antes de ir para a urna eletrônica.

Também não haverá medição de temperatura nos locais de votação (para evitar aglomerações), mas quem tiver febre ou for diagnosticado com a Covid-19 nos 14 dias anteriores não deverá comparecer.

A justificativa poderá ser feita por esse motivo, por meio do aplicativo e-título ou até 60 dias depois da eleição.

O primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h (pessoas com mais de 60 anos terão preferência de 7h às 10h).

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *