ClipFM – 88.7

Teste da vacina contra o coronavírus começa dia 20

Mesmo em época de pandemia, na coletiva desta segunda-feira (06/07/20), o governador João Dória ressaltou duas boas noticias: o início da terceira fase de testes da vacina contra o coronavírus no próximo dia 20; e a queda no índice de óbitos.

Segundo Dória, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o Instituto Butantan a testar o Coronavac, denominação inicialmente dada à vacina que vem sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.

Nove mil voluntários exclusivos da área da saúde que estejam trabalhando no atendimento de pacientes com a Covid-19 e que não tenham sido infectados, serão os primeiros a experimentar a vacina.

Os escolhidos não devem participar de outros estudos, nem estar grávidas ou com pretensão de engravidar nos próximos três meses.

Além disso, é importante que não tenham doenças instáveis ou que precisem de medicações que alteram a imunidade.

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13/07/20) por um aplicativo de celular que ainda será disponibilizado.

Os critérios para admissão de voluntários sairão na próxima sexta-feira.

Cerca de 136 vacinas estão em desenvolvimento no mundo, sendo que 12 estão na fase de estudos clínicos e três em fase de testagem, uma delas a Coronavac.

A governador comemora ainda a redução do número de mortes provocados pelo coronavírus.

Até esta semana São Paulo tem 323.070 casos confirmados, dos quais 5501 pacientes estão internados na UTI e outros 8023 em enfermaria.

Esta é a segunda semana consecutiva que o Estado registra menos mortes do que na semana anterior.

Foram 36 óbitos a menos.

O índice de letalidade atingiu o menor percentual: 5% ante 5,2% na semana anterior.

São Paulo também já registra 176.494 casos recuperados e 48.366 altas hospitalares.