Mesmo em época de pandemia, na coletiva desta segunda-feira (06/07/20), o governador João Dória ressaltou duas boas noticias: o início da terceira fase de testes da vacina contra o coronavírus no próximo dia 20; e a queda no índice de óbitos.
Segundo Dória, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o Instituto Butantan a testar o Coronavac, denominação inicialmente dada à vacina que vem sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.
Nove mil voluntários exclusivos da área da saúde que estejam trabalhando no atendimento de pacientes com a Covid-19 e que não tenham sido infectados, serão os primeiros a experimentar a vacina.
Os escolhidos não devem participar de outros estudos, nem estar grávidas ou com pretensão de engravidar nos próximos três meses.
Além disso, é importante que não tenham doenças instáveis ou que precisem de medicações que alteram a imunidade.
As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13/07/20) por um aplicativo de celular que ainda será disponibilizado.
Os critérios para admissão de voluntários sairão na próxima sexta-feira.
Cerca de 136 vacinas estão em desenvolvimento no mundo, sendo que 12 estão na fase de estudos clínicos e três em fase de testagem, uma delas a Coronavac.
A governador comemora ainda a redução do número de mortes provocados pelo coronavírus.
Até esta semana São Paulo tem 323.070 casos confirmados, dos quais 5501 pacientes estão internados na UTI e outros 8023 em enfermaria.
Esta é a segunda semana consecutiva que o Estado registra menos mortes do que na semana anterior.
Foram 36 óbitos a menos.
O índice de letalidade atingiu o menor percentual: 5% ante 5,2% na semana anterior.
São Paulo também já registra 176.494 casos recuperados e 48.366 altas hospitalares.